noticias em tempo real

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

HOMEM MORRE AFOGADO E ADOLESCENTE ESTÁ DESAPARECIDO EM PROPRIÁ

Evento religioso terminou de forma trágica.

A tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, ocorre em Propriá

Foto: André Moreira/ Equipe Jornal da Cidade
A tradicional festa de Bom Jesus dos Navegantes, que ocorre no município de Propriá e teve suas origens relacionadas aos pescadores que pediam proteção ao Senhor para navegarem sobre o rio São Francisco, terminou de forma trágica neste domingo (27), durante procissão fluvial, quando 21 casos de princípio de afogamento, uma morte e um desaparecimento foram registrados.
Todos os anos a cidade recebe milhares de visitantes devotos do Bom Jesus dos Navegantes. Neste ano, além da fé presenciada, lágrimas de dor também foram vistas. Segundo o sargento Cinério, do Corpo de Bombeiros, foi assustador os casos de afogamento. “Registramos 21 princípios de afogamento. Era preciso ter muito cuidado. O rio está seco e o leito está muito próximo, isso facilitou os casos de afogamento”, afirmou o sargento.
O caso que terminou em morte foi o do alagoano Ivan Costa dos Santos. Enquanto participava da procissão, o homem acabou se afogando e não resistiu. O Corpo de Bombeiros ainda está em busca do corpo do adolescente Maxuel Tavares, de 16 anos. Nascido em Itabaiana, ele morava em Aracaju.
O sargento do Corpo de Bombeiros ressaltou ainda que quatro embarcações sofreram naufrágio, muito por conta do peso e da baixa do rio. “O sistema de prevenção foi feito e deixamos o alerta sobre o risco, mas, esses casos foram fatalidades”, destacou ao dizer ainda que as buscas pelo corpo do adolescente continuam.
A Festa
A origem da festa está relacionada aos pescadores que pediam proteção ao Senhor para navegarem sobre o rio São Francisco. Segundo o pároco local, a inspiração da festa vem da passagem bíblica que ocorreu na Galiléia, quando Jesus Cristo conduziu pescadores por um mar revolto, acalmando a tempestade e conduzindo seus discípulos com segurança até as margens do rio. A Festa do Bom Jesus dos Navegantes encerra o ciclo natalino em Sergipe com as procissões fluviais de Aracaju, Pirambu/Maribondo, Laranjeiras, Neópolis e Propriá.
Em 2013, a programação foi iniciada no dia 19 e se encerrou neste domingo (27) com a procissão fluvial.

Do Jornal da Cidade Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário